Os amigos e amigas que me acompanham no Linkedin viram eu compartilhar, há poucos dias, que estou muito feliz e honrado por fazer parte da nova edição do livro “Entre Drones e Dinossauros 2 – Megatendências: Roteiros para o futuro de negócios competitivos”, uma obra que reúne 25 autores para discutir o futuro dos negócios competitivos.
Meu artigo, intitulado A Era da Singularidade: Mentes para um Mundo Hiperconectado, aprofunda reflexões sobre como a Inteligência Artificial e a digitalização estão moldando o presente e o futuro do mercado de trabalho, da educação e da sociedade como um todo.
Leia também: Como a IA pode contribuir para uma experiência excepcional do cliente?
Entre Drones e Dinossauros 2: o propósito do livro
Para quem ainda não está a par, o livro “Entre Drones e Dinossauros 2” é uma iniciativa da rede The Masters, um grupo que reúne especialistas de diversas áreas para compartilhar conhecimento e fomentar discussões estratégicas sobre inovação e negócios.
O objetivo é trazer reflexões provocativas sobre o futuro, reunindo autores que são referência em seus respectivos mercados de atuação. Há muita gente boa participando desta edição, incluindo professores, consultores e especialistas que atuam diretamente no ecossistema de inovação e transformação digital.
O resultado é um material rico e essencial para quem deseja entender as novas dinâmicas do mundo dos negócios.
Essa tal ‘Era da Singularidade’ e seus impactos
Seja na sala de aula, junto aos meus alunos, com os empresários que tenho conversado ou até mesmo em entrevistas, como a que eu concedi recentemente à ótima jornalista Thays Beleze, tenho reiterado que vivemos um momento único de transformação.
O que eu pretendo dizer com isso? Que ao contrário da noção que temos visto disseminada por aí em larga escala, a tão comentada Inteligência Artificial não é apenas uma ferramenta para otimizar processos – essa tecnologia está redefinindo o conceito de trabalho, produtividade e inclusão digital. No meu artigo que integra o livro, trago três diferentes perspectivas sobre essa revolução:
✔ O jovem que ingressa no mercado de trabalho e precisa aprender a navegar nesse novo cenário;
✔ O profissional em transição, que busca se adaptar às mudanças tecnológicas para se manter competitivo;
✔ O idoso ou indivíduo menos digitalizado, que enfrenta desafios para acessar serviços básicos e participar ativamente dessa nova era.
Estamos, realmente, preparando as pessoas?
A grande questão que proponho é: estamos realmente preparando as pessoas para essa nova realidade? Defendo que empresas, governos e educadores têm o dever de criar ambientes mais acessíveis, garantindo que a inovação seja, de fato, um fator de inclusão, e não de exclusão.
Além disso, procuro abordar um ponto essencial: muitas empresas implementam (ou desejam implementar) a Inteligência Artificial sem um propósito claro, apenas para seguir uma tendência.
Todavia, meus caros, a verdadeira transformação digital só acontece quando colocamos a experiência do usuário no centro das decisões. Essa compreensão, a meu ver, ainda está bem escassa em boa parte das organizações. Faz sentido para você? Se este tema lhe interessa, tenho um convite a fazer.
O lançamento do livro
O lançamento oficial de “Entre Drones e Dinossauros 2” está marcado para a próxima quinta-feira, 20 de fevereiro, às 18h30, no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba.
Será um evento incrível, reunindo os autores e convidados especiais para um bate- papo sobre inovação e o futuro dos negócios. Nos comentários eu vou deixar os links para quem quiser participar do lançamento do livro e já adquiri-lo na pré-venda. Espero vocês lá para debatermos sobre o futuro dos negócios competitivos e o impacto da tecnologia na sociedade!
Te vejo em breve!
Rafael de Tarso
Professor, palestrante e especialista em inovação e transformação digital.